EMAGRECER COM SAÚDE

OBESIDADE E BULLYING

31 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO-SOP (SÍNDROME DE OVÁRIO MICROPOLICÍSTICO-SOMP):


A SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO-SOP (SÍNDROME DE OVÁRIO MICROPOLICÍSTICO-SOMP) É UMA DESORDEM COM HIPERANDROGENISMO (EXCESSO DE PRODUÇÃO DOS ANDRÓGENOS), ASSOCIADO COM ANOVULAÇÃO (QUE NÃO OVULA) CRÔNICA.

A síndrome de ovário policístico-SOP (síndrome de ovário micropolicístico-SOMP) é uma desordem com hiperandrogenismo (excesso de produção dos andrógenos, que também são precursores de todos os estrógenos, os hormônios sexuais femininos. O primeiro e mais bem conhecido andrógeno é a testosterona, que na mulher é responsável pela libido) associado com anovulação (que não ovula) crônica, dando o formato dos ovários policísticos. Ela é freqüentemente associada com problemas psicológicos, incluindo depressão e outros transtornos do humor e distúrbios metabólicos, principalmente a resistência à insulina e compensatórios hiperinsulinemia (aumento da insulina no sangue), que é reconhecido como um dos principais fatores responsáveis ​​pela produção de androgênio e metabolismo alterado. A maioria das mulheres com síndrome de ovário policístico SOP (síndrome de ovário micropolicístico) também estão com sobrepeso ou obesas, aumentando ainda mais a secreção de andrógenos, prejudicando o metabolismo e as funções reprodutivas e, possivelmente, favorecendo o desenvolvimento do fenótipo (características físicas – pele e cabelos oleosos, cabelos ralos, acne, cravos, sobrepeso ou obesidade, excesso de pêlos, etc) da síndrome. A definição da síndrome de ovário policístico-SOP (síndrome de ovário micropolicístico-SOMP) levou a um aumento impressionante de interesse científico desse transtorno, que devem ser mais direcionados para melhorar as abordagens clínicas individualizadas, e conseqüentemente, as estratégias terapêuticas. 

Dr. João Santos Caio Jr 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. A maioria das mulheres com síndrome de ovário policístico-SOP (síndrome de ovário micropolicístico-SOMP) também estão com sobrepeso ou obesas, aumentando ainda mais a secreção de andrógenos?

http://pesocontrolado.blogspot.com

2. Aumentando ainda mais a secreção de andrógenos, prejudica o metabolismo e as funções reprodutivas e, possivelmente, favorecendo o desenvolvimento de características físicas da síndrome?

http://endocrinologiaclinica.blogspot.com/

3. A síndrome de ovário policístico-SOP (síndrome de ovário micropolicístico-SOMP) é freqüentemente associada com problemas psicológicos, incluindo depressão e outros transtornos do humor e distúrbios metabólicos? 

http://metabolismocontrolado.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Renato Pasquali; Elisabet Stener Victorin; Bulent Yildiz O.; Antoni J. Duleba; Hoeger Kathleen; Mason Helen; Homburg Roy; Hickey Theresa; Steve Franks; Juha S. Tapanainen; Adam Balen, David H. Abbott; Evanthia Diamanti-Kandarakis ; Richard S. Legro
Publicado em: 2011/03/29; Clin Endocrinol. 2011, 74 (4) :424-433. 








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Seguir no Google Buzz


30 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO-SOP (SÍNDROME DE OVÁRIO MICROPOLICÍSTICO-SOMP):


DEVEM SER ANALISADOS OS FATORES QUE AUMENTAM O RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO-SOP (SÍNDROME DE OVÁRIO MICROPOLICÍSTICO-SOMP).

Na síndrome de ovário policístico (SOP) devem ser analisados os fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento da síndrome de ovário policístico-SOP (síndrome de ovário micropolicístico-SOMP), em especial os de fundo genético e fatores ambientais, tais como desreguladores endócrinos e estilo de vida. O conceito de que o excesso de andrógeno pode contribuir para a resistência à insulina, já se tem trabalhos que comprovam que a exposição precoce ao excesso de andrógenos, mesmo que modesta está associada à resistência à insulina

A definição de alterações da formação de esteróides na síndrome de ovário policístico (SOP) deve quantificar, a produção que ocorre na adrenal (córtex da supra-renal), extra-glandulares (ou seja, produzidos em locais que não são glândulas) e a contribuição ovariana para a produção de esteróides, bem como definir claramente os níveis de referência dos índices no sangue, por algum padrão universal conhecido. A regulação intra-ovárica do desenvolvimento folicular (óvulo) e mecanismos de prisão do folículo devem ser esclarecidos. Finalmente, a síndrome de ovário policístico (SOP) deverá ter consequências nas mulheres a longo prazo, especificamente, no desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e cânceres hormônio dependentes. A identificação de mulheres suscetíveis através de abordagens de genômica (conhecer o conjunto de todos os genes de um organismo) e proteômica (compreender as redes funcionais que se estabelecem entre as proteínas por eles codificadas) contribuiria para individualizar o tratamento e prevençãoExistem várias áreas interessantes para futuras pesquisas na síndrome de ovário policístico (SOP). 

Dr. João Santos Caio Jr 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Na síndrome de ovário policístico devem ser analisados os fatores que aumentam o risco para seu desenvolvimento, tais como os de fundo genético e fatores ambientais (estilo de vida e desreguladores endócrinos? 
http://drcaiojr.site.med.br

2. A regulação intra-ovárica do desenvolvimento folicular (óvulo) e mecanismos de prisão do folículo devem ser esclarecidos? 
http://dracaio.site.med.br

3. A síndrome de ovário policístico (SOP) deverá ter consequências nas mulheres a longo prazo, especificamente, no desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e cânceres hormônio dependentes? 
http://dracaio.site.med.br

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 


Referências Bibliográficas:
Renato Pasquali; Elisabet Stener Victorin; Bulent Yildiz O.; Antoni J. Duleba; Hoeger Kathleen; Mason Helen; Homburg Roy; Hickey Theresa; Steve Franks; Juha S. Tapanainen; Adam Balen, David H. Abbott; Evanthia Diamanti-Kandarakis ; Richard S. Legro.  









Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz


8 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SECREÇÃO INSULINA DE FORMA IRREGULAR E AÇÃO DA SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO (SOP), SÍNDROME DE OVÁRIO MICRO-CÍSTICO,


LEVANDO A UMA SÍNDROME DE AUMENTO DAS SUBSTÂNCIA MASCULINIZANTES COMO O HIRSUTISMO POR ALTERAÇÃO HORMONAL DOS ESTERÓIDES PRODUZIDOS NORMALMENTE PELO OVÁRIO, INCLUÍDO O DESENCADEAMENTO MAIS FREQÜENTE DA OBESIDADE, SOBREPESO, OBESIDADE VISCERAL, INTRA ABDOMINAL OU CENTRAL


Desde os primeiros relatos, mais de 25 anos, de capacidade de resposta exagerada de insulina a um teste oral de tolerância à glicose em mulheres com a síndrome de ovário micro-policístico ou ovário policístico -SOP, tem havido um grande número de publicações que caracterizam anormalidades / insulina no metabolismo (homeostase) da glicose em nosso organismo. Estudos fundamentais incluem a delimitação de resistência periférica à insulina e da constatação de que a sensibilidade à insulina prejudicada, poderão estar presente mesmo em mulheres magras com a síndrome de ovário micro- policístico e síndrome de ovário policístico (SOP), embora seja claramente um proeminente característica a mais em desencadear sobrepeso e obesos, obesos viscerais, obesos abdominais ou obesidade central.
O mecanismo de resistência à insulina continua teimosamente obscuras, mas há um consenso de que é um fenômeno de sinalização com ligações conhecidas metabólicas e parece ser específicos para certas vias de sinalização. Esta resistência à insulina seletiva é ilustrado de forma pelo mecanismo de IGF-1[(insulina growth factor) fator de crescimento da insulina], que hoje sabemos que é produzido em quase todos os órgão importantes como no ovário, no qual o efeito da insulina sobre a produção de esteróides continua intacta, enquanto que as ações metabólicas da insulina (na captação de glicose e do metabolismo) são parcialmente inibidos,este é um motivo para formação de gorduras. Esta capacidade da via dos esteróides aumentados (estrógeno, progesterona, testosteronas e outros) do ovário para 'ler' a insulina em face da hiperinsulinemia (aumento da insulina), tem considerável significância clínica. Há evidências claras de que o aumento da exposição à insulina afeta negativamente tanto a camada que revestem os óvulos , ampliando ação LH – hormônio luteinizante –(ligado a progesterona do ovário) e contribuir tanto para a dificuldade de crescimento do folículo (e anovulação) e produção de andrógenos excessiva como testosterona e eventualmente a próprio estrógeno, desorganizando todo o mecanismo da ovulação. Estes resultados ajudam a explicar porque as características clínicas principais da (SOP) síndrome do ovário policístico ou micro-cístico na anovulação (falta de ovulação) e hiperandrogenismo ou excesso de testosterona e seus derivados, são mais comuns, e mais grave, em obesos, sobrepeso, obesidade visceral, intra abdominal, central do que em mulheres magras com (SOP)-síndrome de ovário policístico ou micro-cístico, podendo até aparecer excesso de pelos em alguns casos e é sério e desagradável para a mulher.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930

Como saber mais:
1.Obesidade e Sobrepso pode ser desencadeada pela síndrome de ovário micro policístico e síndrome de ovário polisitico?
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com

2. O ovário micro ou policístico podem levar aumento de pelos na mulher ?
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3.Obesidade e sobrepeso quais as consequências não se tratando?
http://metabolicasindrome.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.


Referências Bibliográficas:
Stephen Franks - Publicado em: 2011/02/13; Clin Endocrinol. 2011, 74 (2) :148-151. © Blackwell Publishing 2011
1.Short,R.V.,Ovarian steroid synthesis and secretion in vivo.
2.Edwards,R.G., Follicular fluid, J Reprod Fertil.









Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Seguir no Google Buzz


ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: SÍNDROME DE OVÁRIO MICRO POLICÍSTICO, SÍNDROME DE OVÁRIO POLICÍSTICO (SOP), INDUTOR E ASSOCIADO À SÍNDROME DE RESISTÊNCIA À INSULINA,


AUMENTANDO O RISCO DE DIABETES MELLITUS TIPO 2, PODENDO ACARRETAR TAMBÉM, SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE CENTRAL, INTRA-ABDOMINAL OU VISCERAL.

                                                                                                                          Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é associada com resistência à insulina e um risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus tipo 2. A hiperinsulinemia (aumento da quantidade de insulina) ocorrida, também é possível contribuir para o mecanismo de anovulação (sem ovulação) na síndrome de ovário micro policística bem como na síndrome policística( SOP). Ambos os distúrbios metabólicos e reprodutivos são amplificados no sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, visceral ou central e no tratamento de primeira escolha para mulheres com sobrepeso ou obesas com síndrome de ovário micro cístico ou policístico (SOP) é a modificação da dieta e do estilo de vida. Até poucos anos atrás, nos achávamos que apenas o fígado era o maior e único fabricante da substância IGF-1 principalmente, entretanto, hoje sabemos através de diversas pesquisas que apesar da importância do fígado na fabricação de IGF-1 (Fator de crescimento de insulina), praticamente, todos os setores importantes de nosso organismo produz sua reserva especial desta substância, que é de extrema importância na fabricação de energia e por conseguinte gordura, que pode explicar porque algumas áreas podem acumular em situações metabólicas diversas, maior quantidade de gordura, podendo no geral até desencadear a obesidade. No entanto, mudanças na dieta e exercício são, para muitas situações em que pacientes apresentem um aumento da obesidade, sobrepeso, obesidade abdominal, intra-abdominal, visceral, central, não é fácil sustentar que só o exercício, dietas de nutrição e estilo de vida e não parece óbvio que os agentes sensibilizadores de insulina na gestão de ambos os distúrbios reprodutivos e metabólicos, serão solucionados apenas com medidas simplistas. Dos agentes disponíveis que afetam a sensibilidade à insulina, a metformina, tem sido o mais amplamente utilizado, mas apesar de uma enorme literatura que relatam efeitos benéficos sobre as manifestações sobre a reprodução da utilização através da metformina, causando melhora nas afecções cutâneas e metabólicas da síndrome de ovário policístico (SOP) ou micro policístico (MSOP), sua eficácia não está provada para todos os indivíduos com intolerância à glicose ou diabetes franco, até porque o ovário é secretor de quantidades de muitos hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, progesterona, etc.), que são comandados por retro-alimentação negativa (feedback negativo) no sistema neuroendócrino localizado no sistema nervoso central (SNC).
A metformina tem pelo menos um registro de segurança que garante, considerando-se que tanto a eficácia e a segurança são muito superiores a outros agentes que controlam em parte, a quantidade aumentada da insulina metabólica, e (hiperinsulinemia) de que outros agentes sensibilizadores de insulina em mulheres em idade reprodutiva, como as tdz [tiazolidinedionas - que são substâncias utilizadas como coadjuvantes em tratamentos da fabricação metabólica da quantidade de insulina (hiperinsulinemia)], bem como outras que têm função semelhantes, isto é, análogos de peptídeo glucagon-like( são outras substâncias com o mesmo fim ou seja controlar produção de insulina), e apesar de continuar a ser estabelecida, a utilização da metformina para outras doenças importantes onde está envolvida a insulina e seus análogos, na prática tem sido muito favorável sua aplicação terapêutica em doenças relacionadas.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930
Como saber mais:
1.Obesidade pode ser comprometida por síndrome de ovário micro policístico?

2. Diabetes mellitus tipo 2 ocorre em 90 % de obesos, porque ?

3.Obesidade e sobrepeso quais as consequências se não procurar ajuda profissional tratar?
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências bibliográficas:
Stephen Franks - Publicado em: 2011/02/13; Clin Endocrinol. 2011, 74 (2) :148-151. © Blackwell Publishing 2011
1.Short,R.V.,Ovarian steroid synthesis and secretion in vivo.
2.Edwards,R.G., Follicular fluid, J Reprod Fertil.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Seguir no Google Buzz